Procurando por um tema WordPress perfeito? Então você está no lugar certo. No artigo de hoje falarei detalhadamente sobre o ThemeForest – um dos lugares mais populares para comprar temas WordPress. E compartilharei algumas dicas essenciais para ajudar a garantir que você não acabe com um fracasso.
Ao criar um blog de sucesso, o tema escolhido é uma das peças mais importantes do quebra-cabeça. Afinal de contas, um tema é o principal responsável não apenas pelo estilo e design de um blog, mas também por grande parte de sua funcionalidade.
Em outras palavras, comprar um tema não é uma decisão que você deve tomar de ânimo leve. Em vez disso, você vai querer pesar todas as suas opções antes de saltar – e, quando se trata de opções, ThemeForest é um site que realmente não pode ser derrotado.
Então, sente-se, relaxe e divirta-se enquanto tento contar tudo o que você precisa saber sobre a compra de temas no ThemeForest.
O Que é o ThemeForest?
Lançado em 2008, o ThemeForest é o mercado de temas WordPress mais popular do mundo – emparelhando desenvolvedores de temas WordPress com compradores famintos. A ThemeForest faz parte da família de oito produtos da Envato Markets (unificada em 2014), que também inclui o agora extremamente conhecido mercado de plugins WordPress, CodeCanyon.
Devido à sua popularidade, o ThemeForest é uma das melhores maneiras de os desenvolvedores do WordPress ganharem a vida – basta desenvolver um tema, enviá-lo para a ThemeForest e, após validação pelo controle de qualidade, começar a vender para um grande grupo de compradores qualificados. Dependendo do volume de vendas, os desenvolvedores de temas ganham entre 50% e 70% de cada dólar gerado.
E, com mais de cinco milhões de compradores divididos nos oito mercados, há, pelo menos em teoria, um bom dinheiro a ser feito. Embora os detalhes financeiros da empresa não sejam divulgados publicamente, as estatísticas disponíveis são absolutamente surpreendentes (basta dar uma olhada nas estatísticas oficiais do Marketplace do ThemeForest). Em 2014, foi revelado que a Envato havia pago um bilhão de dólares a seus vendedores, com 48 de seus vendedores gerando mais de $ 1 milhão de vendas cada.
Do ponto de vista do comprador de um tema – o foco principal deste post – você é mimado pela escolha. O ThemeForest lista mais de 11.000 temas impressionantes do WordPress, com preços entre $ 13 e $ 199 – oferecendo uma gama maior de preços do que a maioria dos outros grandes mercados temáticos (mais sobre isso adiante).
Primeiros Passos: Encontrar Um Tema
Com tantos temas para escolher, limitar a sua seleção é difícil – eu sei por experiência própria que é muito fácil passar várias horas (até dias!) olhando fixamente para centenas de temas diferentes.
No entanto, o ThemeForest vem equipado com vários recursos para ajudá-lo a encontrar seu tema perfeito.
Para começar, o ThemeForest suporta uma função de pesquisa útil, permitindo-lhe encontrar temas baseados nas suas palavras-chave preferidas. Os temas também são divididos em 14 categorias de nível superior (temas corporativos, temas de blogs, temas de comércio eletrônico, etc.), o que deve ajudá-lo a encontrar algo adequado.
Depois de realizar sua pesquisa inicial (ou seleção de categoria), o ThemeForest retornará uma longa lista de temas relevantes. Para ajudar você a restringir ainda mais sua pesquisa, você poderá classificá-los com base em seis critérios em um menu suspenso quase oculto localizado diretamente acima da lista retornada:
- Melhor correspondência;
- Itens mais recentes;
- Trending items;
- Mais vendidos;
- Melhor avaliado;
- Preço mais baixo;
- Preço mais alto;
Da mesma forma, à direita desse menu suspenso, há um segundo menu suspenso (também não particularmente óbvio) que permite classificar os temas por data – algo que é particularmente útil se você retornar para realizar uma pesquisa anterior e quer ver o que há de novo.
Para ajudar a reduzir ainda mais a sua lista, o ThemeForest também oferece um sistema de filtragem amigável, que você encontrará à esquerda da lista de resultados do tema principal. Você pode filtrar a lista com base na categoria, tags, preço, vendas e classificação geral. Tendo classificado e filtrado sua lista dependendo de seus próprios requisitos específicos, você deve trabalhar com um número muito mais gerenciável de temas.
Claro, se você realmente não tem tempo para tudo isso (ou se você já tentou e, por qualquer motivo, não chegou a lugar nenhum), você pode sempre ir para a página de best-sellers atual da ThemeForest, ou verificar alguns dos principais autores, encontrando os temas mais vendidos e clicando nos nomes dos autores que aparecem na barra lateral direita.
Antes de Comprar: Como Escolher Um Tema
Depois de selecionar os critérios que você deseja usar para restringir os candidatos, é hora de verificar as opções. Cada tema no ThemeForest apresenta uma visualização ao vivo – uma ferramenta inestimável que permite vê-lo em ação em um site pré-configurado, que deve demonstrar suas principais características e funcionalidades.
A visualização ao vivo também lhe dará a oportunidade de testar algumas das configurações de personalização do tema, como alterar o esquema de cores ou tentar diferentes layouts e planos de fundo. Vale a pena testar essas personalizações extensivamente, pois isso lhe dará uma idéia melhor de como será sua aparência quando estiver com sua própria marca.
Uma palavra de cautela: tente avaliar o tema sem ser influenciado pelas imagens. A maioria das visualizações de temas apresenta imagens em estoque extremamente específicas e de alta qualidade, que podem ser enganosas. Eu me apaixonei por temas baseados puramente nas impressionantes imagens que o desenvolvedor usou na demo, e aposto que estou longe de ser o único a fazê-lo. Naturalmente, quando você instala o tema em seu blog, as imagens desaparecem e, como resultado, o tema fica consideravelmente menos impressionante. Se você está lutanto para enxergar além das imagens (e ter as habilidades necessáriaas no Photoshop), talvez valha a pena tirar uma foto do site de demonstração e clarear as fotos ou, melhor ainda, inserir os gráficos que você planeja usar em seu próprio blog, para obter uma visão mais precisa.
Também vale a pena ler a descrição de venda na página do produto e tema. É aqui que o autor listará os principais recursos e compartilhará qualquer bônus – por exemplo, alguns temas incluem vários plugins premium no preço, às vezes com valor superior a $ 100 ou mais.
A página do produto inclui quatro outros trechos de informação que valem a pena considerar:
- Número de vendas – se um tema for vendido aos milhares, provavelmente será um bom tema, e o desenvolvedor terá os recursos para continuar atualizando e aprimorando-o;
- Avaliação do comprador – bons temas atraem altas classificações e vice-versa (preste atenção ao número de classificações também);
- Última atualização – um tema do WordPress que não tem uma atualização há algum tempo é mais propenso a vulnerabilidades de segurança e problemas de compatibilidade. Se já faz anos desde a última atualização, também sugere que o tema foi abandonado e talvez nunca mais receba outra atualização;
- Comentários – menos importantes do que costumavam ser, mas a seção de comentários é um bom lugar para procurar pensamentos mais detalhads sobre o comprador. Ele também lhe dará uma visão de como o desenvolvedor é responsivo e como ele geralmente lida com os problemas.
Suporte
Infelizmente, as coisas às vezes quebram, ou talvez você não consiga configurar o tema da maneira que você esperava. Em tal cenário, o desenvolvedor do tema é de longe a fonte mais qualificada de assistência.
Embora fornecer suporte pós-venda não seja obrigatório no ThemeForest (ainda é um ponto relativamente controverso), a maioria dos desenvolvedores fornecerá pelo menos algum nível de suporte – porque a) é sem dúvida a coisa moral a se fazer, e b) oferecendo suporte altamente qualificado é uma maneira infalível de aumentar as vendas.
Até recentemente, a maior parte do suporte ao tema acontecia nas seções de comentários do ThemeForest. Os compradores tomariam nota de seus problemas, e o desenvolvedor – ou um agente do desenvolvedor – responderia para tentar resolvê-lo. Antes de comprar um tema, portanto, é recomendável que você leia os comentário de um tema para ver como o suporte pós-venda foi oportuno e bem informado (algo que ainda vale a pena ser feito até agora – embora em muito menor grau).
Tudo isso mudou em agosto, no entanto, quando a Envato anunciou uma nova política de suporte. Agora, os autores podem incluir seis meses de suporte para o tema – você terá isso listado na parte superior direita da página do produto do tema – que os compradores podem estender por um ano inteiro por uma taxa (algo que vale a pena considerar, especialmente se você está apenas começando com o WordPress).
Nesse período de suporte, o autor está comprometido em responder a qualquer pergunta sobre como o tema funciona, seus recursos e como configurar funcionalidades específicas. Vale ressaltar, no entanto, que os serviços de suporte não incluem instalação ou qualquer trabalho de customização pessoal.
Temas WordPress Mais Vendidos
Se você não tem certeza sobre qual tema comprar, recomendo dar uma olhada na lista de mais vendidos.
Estes são os temas que já venderam dezenas de milhares de vezes. Isso não quer dizer que eles são necessariamente os “melhores” temas no ThemeForest – e definitivamente não quer dizer que eles são necessariamente os melhores temas para o seu próprio blog. Mas. eles tendem a ter um bom caminho para eles, como uma combinação de designs estilosos, uma abundância de funcionalidade (algo que pode realmente funcionar contra eles em alguns aspectos, porque quanto mais funcionalidade um tema tem, mais ele é suscetível a complicações e / ou velocidades de carregamento lento) e fortes classificações do usuário.
É seguro dizer que, para um tema com um grande número de usuários, seus desenvolvedores terão muito feedback, terão feito esforços consideráveis para resolver qualquer problema, e estarão motivados a continuar desenvolvendo e melhorando o tema nos próximos anos.
Uma coisa importante a se notar sobre os temas mais vendidos no ThemeForest é que eles são quase todos de múltiplos propósitos. Isso significa que todos eles vêm repletos de opções de personalização, o potencial para cirar vários layouts e várias funcionalidades embutidas que você normalmente não conseguirá encontrar em suas contrapartes mais simples (como construtores internos de páginas de arrastar e soltar, sliders e galerias de imagens). Isso geralmente é verdade até o ponto em que eles são versáteis o suficiente para serem usados em praticamente qualquer nicho – o que frequentemene os torna populares com agências de web design e freelancers em sites de construção para clientes.
Aqui está uma rápida olhada em alguns dos temas WordPress mais populares do ThemeForest – todos os quais renderam seus desenvolvedores bem mais de $ 1 milhão de receita.
AVADA (MAIS DE 438.000 VENDAS)
Preço: $ 60 | Demonstração ao vivo | Detalhes completos – por ThemeFusion.
X THEME (MAIS DE 188.000 VENDAS)
Preço: $ 59 | Demonstração ao vivo | Detalhes completos – por Themeco.
ENFOLD ( MAIS DE 159.000 VENDAS)
PREÇO: $ 60 | Demostração ao vivo | Detalhes Completos – Por kriesi
SALIENT (MAIS DE 80.000 VENDAS)
PREÇO: $ 59 | Demonstração ao vivo | Detalhes completos – POR ThemeNectar
UDESIGN (MAIS DE 48.000 VENDAS)
PREÇO: $ 59 | Demonstração ao vivo | Detalhes completos – Por AndonDesing
As desvantagens do ThemeForest
Apesar do volume de clientes que compram da ThemeForest, não é universalmente popular, e há algumas desvantagens para comprar a partir deste mercado.
A primeira (e maior) desvantagem é a qualidade: a ThemeForest historicamente deu a praticamente qualquer desenvolvedor do WordPress uma plataforma para vender temas, e nem todos são criados igualmente.
Embora a ThemeForest agora tenha uma equipe para verificar a qualidade de um tema (algo que nem sempre foi particularmente rigoroso), o controle de qualidade ainda é um problema – especialmente quando se considera muitos dos temas antigos à venda. Nem todos os temas são codificados de acordo com as práticas recomendadas do WordPress, e isso deu ao ThemeForest algo de má reputação entre muitos dos principais desenvolvedores. No entanto, se você seguir o conselho de busca fornecido neste artigo, e não se afastar muito de novos desenvolvedores não provados, a qualidade não deve ser um problema.
Outra crítica direcionada ao ThemeForest é o lock-in de temas – um cenário que geralmente ocorre com alguns dos temas polivalentes super versáteis que já mencionamos (e, na verdade, com muitos temas multiuso NÃO no ThemeForest).
Quando você escolhe um tema multiuso, você tem um grau quase ilimitado de flexibilidade – em termos de layouts, opções de personalização e recursos. Para usar todas essas opões, no entanto, o tema geralmente depende fortemente de códigos de acesso feitos sob medida.
Os problemas surgem quando você deseja alterar seu tema mais adiante, porque o novo tema escolhido não reconhece esses códigos de acesso. Em vez disso, eles serão exibidos na página como código inútil (em vez de como qualquer código de acesso foi projetado para mostrar), e todos os layouts adoráveis que você passou horas criando serão reduzidos a escombros em questão de cliques.
Infelizmente, não há maneira de contornar o problema, e isso signnifica que a penalidade por alterar os temas pode ser alta – daí o nome “lock-in de tema”.
Uma última coisa, e infelizmente comum notar em relação a muitos temas do ThemeForest, é que alguns novos desenvolvedores irão fazer upload de um tema, fazer um monte de vendas e seguir em frente – ou seja, eles não continuarão desenvolvendo e atualizando-os. Se o tema foi bem feito, isso não precisa ser um problema, mas vale a pena considerar se você planeja usar o tema nos próximos anos, pois você pode acabar se tornando instável e/ou desatualizado. Não há garantia contra isso, mas, se você fizer uma pequena pesquisa sobre o autor (observando seu histórico, portfólio atual e assim por diante), poderá pelo menos limitar as chances de isso acontecer. Outro bom indicador é o número de vendas que o tema fez – uma vez que os temas populares têm, em certa medida, maior probabilidade de serem continuados.
Além do ThemeForest: As Alternativas
Claro, há muitos, muitos outros lugares para comprar temas WordPress online, e quase sempre vale a pena considerar suas opções antes de cometer.
Existem vários outros grandes mercados lá fora que têm uma grande variedade de temas – MOJO Themes e Creative Market sendo talvez dois dos exemplos mais conhecidos.
Além disso, há também muitas lojas de tema WordPress respeitadas – algumas das mais conhecidas são Elegant Themes, WooThemes, StudioPress, Themify e Themelsle.
E, se você estiver trabalhando com orçamento limitado, o repositório oficial de temas do WordPress é o lugar para obter temas gratuitos confiáveis e de alta qualidade!
Conclusão
Se você está à procura de um novo tema WordPress, seria tolice descartar o ThemeForest. Você pode ouvir alguns rumores sobre problemas de qualidade, mas se você ficar com os temas bem cotados e bem estabelecidos, você não pode realmente errar – esses temas vendem bem por uma única razão, o seu aspecto de qualidade.
É claro que o principal ponto de venda da ThemeForest é a seleção. E, com mais de 11.000 temas WordPress disponíveis, realmente há algo para todos!
Você usa – ou já usou anteriormente – ThemeForest? Conte-nos nos comentários abaixo a sua experiência.
Deixe um comentário