Com foco em atrair, converter e encantar os clientes, o Inbound Marketing é uma concepção que está ficando muito conhecida.
Também chamado de Marketing de Atração, trata-se de uma maneira diferente de conquistar clientes, em comparação com a publicidade tradicional.
O marketing sempre se baseou em interrupções, com comerciais ou propagandas tirando a atenção das pessoas de suas atividades, como assistir televisão ou ouvir ao rádio, para mostrar as vantagens de determinados produtos ou serviços.
Entretanto, nossa sociedade passou por profundas transformações, com as tecnologias digitais, principalmente, no consumo de informações, o que forçou as empresas na criação de novas maneiras de conquistar e fidelizar clientes.
O inbound marketing é uma das principais formas de estabelecer uma comunicação direta com os consumidores hoje em dia, por isso é fundamental que os empreendedores entendam a sua importância.
Vale ressaltar que as ações podem agregar ótimos resultados em vendas ou contratações para empreendimentos de praticamente qualquer setor ou tamanho.
O Que é Inbound Marketing?
O inbound marketing pode ser definido como um conjunto de ações de marketing, baseadas na criação e compartilhamento de conteúdos.
Eles são completamente voltados para determinado público-alvo, com o objetivo de conquistar permissão para a comunicação.
Quando bem sucedido, o inbound marketing consegue criar um relacionamento duradouro com pessoas que podem vir a se tornar potenciais clientes.
A ideia é atraí-las por meio de conteúdo relevante e de qualidade. A partir do momento em que elas são impactadas pelos materiais, permitem que a empresa construa aos poucos uma relação que pode resultar em uma venda.
Exatamente por isso ele também é chamado de marketing de atração.
Para resumir, o inbound marketing é um tipo de estratégia de marketing em que os clientes vêm até a empresa, atraídos por uma mensagem.
Assim, fica mais fácil oferecer soluções para transformar essas pessoas em clientes, fidelizá-las e até incentivar as recomendações.
Embora o termo inbound marketing seja relativamente recente, acredita-se que os seus principíos tenham se desenvolvido há décadas.
O livro “Permission Marketing“, de 1999, contém as principais diretrizes do inbound marketing e pode ser uma boa leitura para o aprofundamento sobre o tema.
Trata-se de um conceito paralelo ao Marketing Digital, que por sua vez é resultado de uma profunda mudança na relação entre consumidor e publicidade.
Antes das possibilidades da comunicação online, os consumidores não tinham controle sobre o conteúdo que consumiam.
No entanto, hoje, as pessoas podem escolher os canais, conteúdos e até maneiras especiais de consumir as informações, seguindo os seus interesses pessoais.
Por isso, é tão importante planejar os conteúdos estrategicamente, com ações de alta performance para funcionarem como imãs, atraindo potenciais clientes.
Inbound Marketing X Outbound Marketing
Para compreender como o inbound marketing funciona, vale a pena comparar com um outbound marketing, aplicando alguns exemplos.
No caso de um buffet de casamento churrasco, a aplicação do Outbound Marketing estabelece uma comunicação unilateral, em que o empreendimento anuncia o serviço para uma grande audiência, fazendo uma oferta direta.
Geralmente, isso é feito por meio de anúncios de diversos tipos, contato direto por telefone, em eventos de divulgação, entre outros meios.
Portanto, as mensagens têm o caráter interruptivo. Elas pausam experiências para a divulgação da empresa ou serviço.
O custo das ações tende a ser alto, e na maior parte das vezes não é possível ter noção dos resultados com certeza. No entanto, elas costumam resultar em menor engajamento, de uma maneira geral.
Por outro lado, uma confeitaria especializada em bem casado, ao optar pelo inbound marketing, irá investir em conteúdo para chamar a atenção do público. Os canais utilizados costumam ser blogs, redes sociais e email.
Assim, a empresa estabelece uma comunicação aberta, em que ambas as partes se engajam por assuntos relevantes, com interação constante.
Ao invés de interromper, a marca passa sua mensagem de maneira contínua, no momento que for mais conveniente para o clientes.
Os custos de investimento em inbound marketing costumam ser menores, em relação aos seus anúncios do outbound.
Ademais, terminam em um contato duradouro, com base na confiança que é criada com a geração de valor dos materiais. O engajamento do público, consequentemente é maior.
Benefícios do Inbound Marketing em Dados
Para que não restem dúvidas sobre a relevância do inbound marketing, basta enumerar alguns dos principais motivos para investir na estratégia.
Importante lembrar, que não é à toa que a técnica tem conquistado muitas empresas por todo o mundo.
Os benefícios podem ser sentidos por instituições de praticamente todos os portes, sejam elas B2B (Business to Business), como uma terceirizada no controle de acesso para eventos ou B2C (Business to Consumer), como uma organizadora de casamentos, por exemplo.
Pode-se dizer que o marketing tradicional pode apresentar algumas falhas que não ocorrem no inbound marketing.
O método é eficiente na construção de uma marca forte para as empresas, o que é bastante útil para alavancar as vendas ou contratações, incentivando o crescimento do negócio.
Além disso, o inbound marketing é o tipo de ação que as pessoas gostam, com vantagens como:
- 2,2 vezes mais visitas nos sites das empresas que investem;
- 4,2 vezes mais visitas produzindo mais de 13 peças/mês;
- 3,2 vezes mais leads que empresas sem estratégia similar;
- Conteúdo segmentado atingindo o público certo;
- Maior poder de persuasão, com 51% mais vendas;
- Ciclos de vendas mais curtos para grande parte das empresas;
- Menos custos para aquisição de clientes, sem prejudicar resultados;
- Mensuração de resultados em tempo real;
- Estratégia aprovada por 72% das organizações que a utilizam;
- Leads mais qualificados e bem informados para as compras;
- 13,2 vezes mais visitas nos sites, com estratégias de SEO;
- E-commerces otimizados em SEO com 5,7 vezes mais clientes.
As estatísticas comprovam o valor do inbound marketing e as vantagens que ele pode agregar aos negócios, principalmente quando as ações forem bem planejadas e executadas.
Processo do Inbound Marketing
Para entender como funciona o inbound marketing, é importante o aprofundamento nas quatro etapas principais: atração, conversão, venda ou fechamento e encantamento ou engajamento.
Esse processo de operação é, basicamente, o que torna o inbound marketing tão eficiente e importante para o crescimento das empresas.
Atração
As conversões para vendas online dependem de tráfego qualificado para os canais digitais das empresas.
Para isso, na primeira etapa da metodologia inbound marketing, uma especializada no aluguel de gerador para eventos fará com que diferentes pessoas se tornem visitantes regulares do site da empresa.
Para isso, investe em conteúdos relevantes e de qualidade.
Conversão
Com uma grande quantidade de visitantes, a empresa pode converter o máximo possível em leads, que representam oportunidades reais de vendas.
Os leads são pessoas que se interessaram em saber mais sobre determinado assunto, como guardanapo papel casamento, por exemplo, fornecendo dados pessoais e de contato em troca de conteúdos ricos, como e-books.
Venda
A venda ou contratação de serviços costuma ocorrer depois que a empresa nutriu o lead gerado.
Isso é feito por meio da entrega de mais conteúdos relevantes, seguido da avaliação dos contatos e oferecimento de ofertas, incentivando os negócios.
Encantamento
No inbound marketing, a relação com os consumidores não se encerra depois da compra.
Nesse ponto, é importante encantar cada pessoa, assim será possível, conquistar mais audiência para o seu negócio, por exemplo, conquistando mais público para contratação de promoter de festa, ou outros tipos de serviços.
Inbound Marketing e Funil de Vendas
Portanto, pode-se dizer que o processo do inbound marketing é feito visando a entrega do conteúdo certo para as pessoas certas e na hora mais adequada.
Para isso, ele deve ser aplicado no funil de vendas, para que de fato os materiais produzidos sejam capazes de ajudar os clientes em sua jornada, até as compras.
As três etapas do funil de vendas (ou jornada de compra) são topo, meio e fundo. Respectivamente, eles representam aprendizado e descoberta, consideração e intenção de compra e avaliação e decisão.
Na primeira etapa, é comum que a pessoa não saiba que precisa de algo, mas procura entender algum problema que esteja enfrentando.
A pessoa pode estar descobrindo a existência de um modelo de escada metálica caracol, tirando dúvidas e aprendendo conceitos relacionados, por meio de postagens em blogs ou redes sociais.
Na segunda etapa, ou meio do funil, ela pode já entender melhor seu próprio problema, que pode ser justamente a necessidade de uma escada, seguindo o mesmo exemplo.
Então, o contato passa a buscar soluções, se aprofundando no tema com materiais ricos, como e-books, webinars e e-mails.
As informações são importantes para que os contatos passem para a última etapa, o fundo do funil.
Nesses casos, eles finalmente entendem que a empresa que oferece conteúdos e informações é a melhor opção.
Para essa conversão final, a marca pode usar estudos de caso, pesquisas de mercado, páginas de anúncios e demonstrações de produto.
A conclusão é que no inbound marketing, os conteúdos ajudam as empresas no convencimento dos seus clientes de que elas são boas opções para a resolução de problemas.
Isso é feito com argumentos persuasivos, dados e informações, que constroem uma relação positiva ao longo do tempo.
O inbound marketing pode ser utilizado por negócios de diversos tipos. Até mesmo o empreendedor de uma barraquinha de mini pizza para festa pode investir em materiais para blogs, redes sociais e emails, visando fortalecer a sua marca e expandir os negócios.
Ao final, os conteúdos informativos e de qualidade são fundamentais para a atração de potenciais clientes, contribuindo para o crescimento das empresas.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário