A pergunta feita no titulo do post pode possuir várias respostas, algumas dizem que o tráfego orgânico, que é o mais desejado também, é o melhor, outras respostas dirão que o tráfego pago é o mais poderoso. Mas por que existe essa divergência de opinião? A resposta é simples, cada tipo de tráfego oferece vantagens dependendo do que se está buscando. Quais são as vantagens do tráfego orgânico? Quando investir em tráfego pago e por que? Tudo isso você poderá conferir a seguir.
Tráfego Orgânico
Antes de falarmos sobre o tráfego orgânico, devemos primeiro entender o que ele é, de fato, e o que ele representa, para isso leia a seguir:
O Que É Tráfego Orgânico?
Explicando de forma clara e simples, pode dizer que tráfego orgânico é:
No tráfego orgânico, os visitantes chegam ao site ou blog por meio de pesquisa realizada em motores de busca disponíveis na Internet, como o Google.
Como é possível perceber, o tráfego orgânico não gera custos ao blog, mas em contrapartida é necessário que o mesmo esteja em uma ótima posição no ranking do Google.
Como Obter Tráfego Orgânico?
Obter tráfego orgânico é o sonho de todo mundo que trabalha na Internet, mas isso pode ser demorado e requer paciência. Veja a seguir os primeiros passos para obter tráfego orgânico:
- Otimização – Para melhorar a posição no ranqueamento dos motores de busca e atrair mais visitantes, é preciso otimizar todo o conteúdo gerado, para isso leve em consideração o seguinte:
- Palavras-Chave – Planejar quais palavras-chave usar durante o conteúdo é algo muito importante, pesquise quais são os termos mais procurados nos motores de busca e utilize-os em seus textos, dessa maneira o internauta terá facilidade para encontrar seu blog;
- Imagens – Lembre-se de, sempre, utilizar ALT e Title nas imagens postadas, dessa maneiras elas também estarão otimizadas para busca;
- Títulos e Subtítulos – Utilizar títulos(H1) e subtítulos(H2) é primordial para melhorar a posição e gerar tráfego orgânico, por essa razão nunca deixe de definir os títulos e subtítulos do seu post.
- Divulgação – Divulgar o seu site ou blog é uma ótima maneira de obter tráfego orgânico, você pode fazer isso em fóruns, vídeos do YouTube e em grupos do Facebook.
Vantagens e Desvantagens do Tráfego Orgânico
- Vantagens – O tráfego orgânico proporciona uma boa quantidade de visitantes sem custos, o que é ótimo para quem trabalha como Afiliado ou deseja divulgar produtos;
- Desvantagens – Quem vende ou divulga produtos deve ter em mente que, nem sempre, os visitantes serão convertidos em clientes.
Agora que sabemos o que é tráfego orgânico e como ele é utilizado, podemos falar do tráfego pago.
Tráfego Pago
O tráfego pago, como o próprio nome diz, é uma estratégia de Marketing muito utilizada quando o site não está gerando tráfego orgânico ou quando queremos atingir um público alvo em especial. Veja a seguir quais são as principais maneiras de obter tráfego pago:
- Anúncios do Google AdWords – Nesse método o site ganha destaque no mecanismo de busca, além de aparecer em anúncios de outros sites. Esse método é ótimo para quem não possui fundos para realizar uma campanha de Marketing, pois você só pagará se clicarem no anúncio;
- Facebook Ads – Outra ótima maneira de obter tráfego pago é realizando uma campanha do Facebook Ads. Normalmente esse método de Marketing traz grandes resultados, uma vez que o Facebook é largamente utilizado no mundo inteiro, você pode anunciar em: texto, foto, vídeo, além das ótimas maneiras de anunciar, o Facebook Ads, oferece a possibilidade de segmentar o público, podendo escolher sexo, local, idade, etc…
Quando Escolher o Tráfego Pago ou o Tráfego Orgânico?
Primeiramente é preciso definir qual o objetivo do seu site, você vende produtos? É Afiliado? O que espera de seus visitantes? Sua empresa busca o que no meio online?
Todas as perguntas acima deve ser levadas em consideração antes de pagar uma campanha de Marketing, mas sempre tenha em mente que:
- Tráfego orgânico é sempre algo bom – Investir em tráfego orgânico é sempre algo bom, pois mesmo que o tráfego pago se torne inviável no futuro, ainda poderá contar com o tráfego orgânico, que é gerado através de busca nos mecanismos de pesquisa;
- Tráfego pago vende mais – O tráfego pago possibilita que o funil de vendas seja controlado pois somente pessoas interessadas no produto descrito no anúncio clicará no mesmo.
Como foi possível perceber ao longo do artigo, não existe um tráfego melhor que o outro, os dois se complementam e, em determinadas situações, oferecem diferentes tipos de vantagens. Continue nos acompanhando e assine nossa newsletter, em breve voltaremos com novos conteúdos para você.
Deixe um comentário