O Que É Internet Marketing?
Internet Marketing (também conhecido como Marketing na Internet ou Marketing On-line) é o processo de promover um negócio ou marca e seus produtos ou serviços pela Internet, usando ferramentas que ajudam a direcionar tráfego, leads e vendas.
Internet Marketing é um termo bastante amplo que engloba uma série de táticas e estratégias de marketing – incluindo conteúdo, e-mail, pesquisa, mídia paga e muito mais.
Hoje em dia, no entanto, o Internet Marketing é frequentemente usado de forma intercambiável com o “Marketing de Conteúdo”.
Por quê?
Porque o Marketing de Conteúdo é o Internet Marketing do presente e do futuro.
A Rock Content define Marketing de Conteúdo como:
“Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.”
O Marketing de Conteúdo (ou Inbound Marketing) está em oposição direta à publicidade tradicional (Outbound Marketing) e à integração direta com os padrões e hábitos da geração atual.
O Marketing de Conteúdo oferece conteúdo que aborda nossos pontos problemáticos e está presente quando queremos.
Aqui está uma ótima ilustração da Voltier Digital:
Marketing de Conteúdo vs. Publicidade Tradicional
Aqui está o caminho evolutivo por trás da forma modernizada de Marketing que é mais bem sucedida hoje.
Vender não funciona mais (também conhecido como publicidade tradicional).
Por quê?
A publicidade tradicional concentra-se em enviar mensagens ao consumidor para que ele compre.
É interruptivo, obstrutivo e intrusivo.
Você tenta evitar o contato visual, mas os anúncios tradicionais são persistentes.
Você sabe como os anúncios tradicionais se parecem porque você é bombardeado com eles todos os dias.
Pense em comerciais de TV, outdoors, anúncios em revistas, anúncios de rádio e anúncios de banner na web.
Os anúncios já existem há muito tempo, como podemos ver neste anúncio tradicional do Biotonico Foutora dos anos 50.
Os anúncios ainda podem funcionar em alguns lugares estratégicos.
Mas os usuários da Internet podem simplesmente clicar fora dos anúncios se não quiserem vê-los.
O que realmente acontece.
De acordo com um relatório da PageFair, 615 milhões de dispositivos em uso hoje empregam bloqueadores de anúncios. Além disso, o uso de bloqueadores de anúncios aumentou em 30% somente em 2016.
Você sabe disso, eu sei disso, todo mundo sabe disso.
Anúncios são irritantes.
E eles não são mais o modo como os consumidores preferem aprender sobre novos produtos.
Em vez de as empresas se empurrarem no rosto dos consumidores, elas precisam adotar uma abordagem diferente e mais gentil.
O Marketing de Conteúdo é exatamente isso.
Marcas e profissionais de Marketing que o utilizam publicam conteúdo que ensina, inspira, orienta ou resolve um problema para o seu público-alvo.
Com alguns truques úteis, os alvos podem encontrar esse conteúdo na Web sem que sejam empurrados para eles.
Se as perspectivas ganham algo útil do conteúdo, elas continuarão voltando para mais.
Por fim, os consumidores podem interagir organicamente com a marca e compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais.
A confiança é forjada.
Autoridade é estabelecida.
Conexões acontecem.
Esses seguidores leais podem então ser convertidos em leads e vendas – naturalmente.
Todos os itens acima acontecem com foco em agregar valor ao usuário.
Ajude os usuários – ofereça-lhe valor e eles o recompensarão em troca.
O Que Você Precisa Para O Internet Marketing
Agora que você já sabe o que é Internet Marketing, você está pronto para compartilhar valor com seus clientes/público-alvo e construir organicamente a lealdade à marca e relacionamento?
Então vamos entender primeiro as peças-chave do Marketing de sucesso na Internet. Elas incluem:
Uma Estratégia de Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo sem uma estratégia acabará falhando.
Você deve ter uma orientação, um plano, as ferramentas certas e maneiras de medir seu progresso, se espera chegar a algum lugar.
Aqui estão os principais fundamentos da estratégia de Marketing de Conteúdo envolvidos:
- Objetivos Isso é vital. Você tem que saber para onde quer ir e como será o sucesso para você (e só para você), antes de seguir o caminho para chegar lá;
- Sua personalidade de marca e público-alvo Quando você começa a criar conteúdo, você precisa saber com quem está falando e personalizar a voz da sua marca para apelar para ela de maneira única. Se você não está direcionando o publico certo (aquelas pessoas que se apoiarão para ouvir o que você está dizendo), você não encontrará sucesso. E, se você não conseguir encontrar uma maneira de se destacar, você se misturará com as hordas de outras marcas que competem por atenção em sua indústria;
- Palavras-chave e pesquisa Uma vez que você saiba o porquê e quem, você tem que abordar o como. Como você alcançará seu público? O que eles querem aprender, que problemas precisam resolver? Pesquisa palavras-chave com o objetivo de ser encontrado nos resultados de mecanismos de pesquisa e encontre tópicos que tenham interesse inerente para seu público-alvo antes de criar qualquer conteúdo;
- Foco de conteúdo e compromisso Quais tipos de conteúdo você criará? Com que frequência você vai postar? Onde você vai postar? Você precisa encontrar essas bases para criar conteúdo com consistência e qualidade;
- Criação de conteúdo Depois de ter tópicos, palavras-chave, voz distinta e público-alvo, você pode criar conteúdo. No entanto, se o seu conteúdo não for muito bom, você estará desperdiçando seu tempo. Obtenha ajuda, se precisar, gaste o tempo necessário para ajustar e aperfeiçoar sua produção e sempre disponibilize o melhor conteúdo possível;
- Promoção de conteúdo Seu conteúdo irá muito mais longe se você promover as formas corretas. A promoção é ainda mais eficaz se você planeja publicar suas peças, criar estratégias para publicar em seu blog e compartilhar em mídias sociais e criar uma comunidade de seguidores que possa ajudar a impulsionar seu engajamento.
Otimização de Mecanismos de Pesquisa (SEO)
Quando você usa SEO com Marketing de Conteúdo, a sua “voz” pode ser “ouvida” mais longe, por mais tempo.
Essas duas partes juntas ajudam a aumentar o alcance e a visibilidade orgânica (leia-se: GRÁTIS) na Internet.
O SEO engloba uma variedade de técnicas que ajudam você a se destacar em páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). Isso significa que as pessoas podem encontrá-lo apenas procurando algum tópico no qual estejam interessados ou precisem de ajuda.
O objetivo primordial do bom SEO é obter as páginas do seu site classificados na primeira página do Google. (Afinal, a maioria das pessoas raramente, se alguma vez, clicam para a busca na segunda página).
Aqui estão algumas técnica básicas de SEO que ajudarão seu conteúdo a ser indexado e classificado nos resultados de pesquisa:
- Palavras-chave estrategicamente posicionadas – Você deve colocar sua palavra-chave alvo no título, nos subtítulos, no conteúdo e na meta descrição para ajudar o Google a identificar imediatamente o que é;
- Um site bem projetado e bem organizado – o Google analisa a utilidade do seu site, ou o quanto é fácil para as pessoas clicarem, encontrarem o que estão procurando e lerem seu conteúdo;
- Limpar URLs de páginas – a estrutura de URL de suas páginas não deve ser rabugenta (ou seja, http://www.seudominio.com/conteudo123-asdfg). Eles devem ser simples e fáceis de ler (ou seja, http://www.seudominio.com/como-fazer-seo).
Um Impulso de Métodos Pagos
A pesquisa orgânica pode oferecer excelentes taxas de cliques. Também oferece o benefício da confiança inerente que as pessoas têm nos resultados do Google.
No entanto, às vezes, investir em pesquisa paga pode lhe dar um impulso.
Aqui estão alguns bons exemplos da Search Engine Land:
- Use a pesquisa paga para fazer o remarketing para os visitantes que encontraram seu site por meio da pesquisa orgânica e personalize anúncios para eles com base na experiência deles;
- Teste versões diferentes da cópia do anúncio (teste A / B) para ver qual apresenta melhor desempenho. Em seguida, use o que você aprendeu nas páginas de destino do seu site;
- A pesquisa paga pode aumentar sua visibilidade de maneiras que a pesquisa orgânica não pode oferecer, como dar a você tempo no ar para palavras-chave de alto volume para as quais você teria dificuldade em classificar organicamente.
A combinação de pesquisa paga e Marketing de Conteúdo lhe dá uma melhor harmonia no Internet Marketing.
O tráfego orgânico e pago pode mesclar a você maior visibilidade e melhores resultados para gerar tráfego, o que pode aumentar seus leads e vendas.
Paciência e Firmeza
O Marketing de Conteúdo requer algumas peças que são bem menos tangíveis que a estratégia ou o SEO, mas talvez sejam as mais importantes.
Quando é realmente bem sucedido, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de longo prazo.
Leva tempo para começar a ver o ROI de seus esforços de conteúdo.
A postagem do blog que você publicar hoje não será paga até amanhã, na próxima semana ou no próximo mês.
Você deverá ter paciência e firmeza para esperar meses – talvez até um ano ou mais para começar a ver os retornos.
Quer Boas Notícias?
Marketing de Conteúdo é Marketing na Internet que constrói o impulso ao longo do tempo. A HubSpot chama esse fenômeno de “Composição”.
Conteúdo de alta qualidade aumenta as visitas ao longo do tempo. Isso ajuda a criar a autoridade da página e pode aumentar seu alcance por meio da maneira como as pessoas interagem com o conteúdo conforme o descobrem.
Pense em vincular, compartilhar, envolver e muito mais.
Mais importante ainda, todos esses retornos compostos podem ajudar seu conteúdo a subir nas classificações do Google, o que, por sua vez, ajuda a alcançar mais pessoas organicamente.
Muito em breve, seu trabalho duro nesse post começa a valer a pena.
Isso não acontece de imediato, mas vai acontecer se você configurar seu conteúdo para o sucesso, com estratégia.
Apenas é preciso ter paciência e firmeza para enxergar e continuar colocando conteúdo com os meses à frente em mente.
E Agora? Como Mergulhar no Internet Marketing?
Agora você deve estar ansioso e entusiasmado para mergulhar neste mundo do Internet Marketing.
Se você estiver pronto, aqui está o que fazer em seguida:
1. Defina metas
Faça um balanço de onde você está no seu negócio.
Pense adiante para onde você quer ir no próximo ano.
- Você já tem clientes?
- Você tem um Website?
- Você está começando do zero?
Pegue uma caneta e papel ou acomode-se na frente do computador e comece a formular algumas metas para o Marketing de Conteúdo.
Torne seus objetivos viáveis (mas não muito fáceis) e torne-os mensuráveis.
Precisa de orientação sobre metas?
Aqui estão algumas dicas do CMI sobre o estabelecimento de metas, incluindo como vinculá-las aos principais indicadores de desempenho (KPIs).
Para obter ideias sobre metas a alcançar, leia este artigo do Copyblogger sobre 10 metas de Marketing de Conteúdo que valem a pena.
2. Construa seu castelo de conteúdo
Para criação de conteúdo, coleta de leads e muito mais, você precisa construir o seu castelo na web.
Isto é:
- Onde seu conteúdo vai viver?
- O que você irá vincular quando compartilhar seu conteúdo em redes sociais?
- Onde você coletará leads do tráfego que você receber?
Se você não tiver um site, comece a pesquisar opções.
Se você tiver um site, verifique se ele é otimizado, fácil de usar e organizado seguindo as práticas recomendadas de SEO e usabilidade.
3. Comece a planejar
Agora que você tem metas, um lar para seu conteúdo e entusiasmo, é hora de avançar com o resto da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Já discutimos a estratégia, mas aqui estão as etapas práticas que funcionam:
6 etapas-chave e acionáveis para a estratégia de conteúdo
- Pesquisa de público-alvo e desenvolvimento de persona;
- Pesquisa de palavras-chave e pesquisa de oportunidade de SEO;
- Ideias de tópico e planejamento de conteúdo;
- Criando / Escrevendo / Produzindo conteúdo;
- Construção da comunidade;
- Compartilhando e promovendo conteúdo em canais sociais;
Esta é uma lista ampla. Cada etapa tem seu próprio conjunto de ações e planejamento envolvidos.
É importante não pular nenhuma etapa. Cada um é vital para ganhar no Marketing de Conteúdo.
Sim – isso requer tempo, esforço, planejamento, paciência, firmeza e trabalho em equipe para que tudo seja feito.
Uma vez que você tenha o seu Marketing Online rolando, no entanto, apenas uma parte do conteúdo do seu arsenal pode ter um impacto como este:
e isso é exatamente o que uma parte de conteúdo pode fazer.
Imagine se você iniciou um cronograma consistente de publicação de conteúdo de qualidade e construiu seu cache de recursos de conteúdo.
As possibilidades são irreais.
…Mas só se você estiver pronto para arregaçar as mangas e sujar as mãos.
Mergulhe fundo, trace seu curso, seja criativo, construa relacionamentos e aproveite o que o Internet Marketing tem de melhor.
Os 7 Segredos do Internet Marketing
Muitos profissionais de Marketing têm transferido seus orçamentos de Marketing para a Web nos últimos anos. O Marketing On-line permite segmentar públicos-alvo específicos e rastrear facilmente o retorno do investimento, normalmente chamado de ROI. Ao contrário dos métodos tradicionais de Marketing, os resultados das campanhas de Internet Marketing são quase imediatos. Isso permite avaliar melhor quais elementos de sua campanha estão gerando resultados e quais não estão. Ao comprar mídia on-line, você deve estar disposto a transferir seus reais de Marketing para os métodos on-line que produzem um retorno positivo.
Para ser bem sucedido em Internet Marketing, você deve entender os segredos essenciais do Marketing na Internet. Esses segredos podem permitir que você alcance o sucesso encontrando o público certo, comunicado sua mensagem adequadamente e levando os consumidores ao caminho da compra. Esses segredos incluem:
- Listagens de diretórios do site – Antes de iniciar qualquer campanha de Marketing, verifique se o site que você está promovendo foi listado nos diretórios comuns, como o Google Meu Negócio, o Bing Places e as páginas amarelas on-line. Mesmo se você estiver usando uma página de Marketing fora do diretório rais do seu site, vefirique se o site principal está listado. Isso garante que os clientes em potencial possam continuar encontrando suas página de Marketing muito depois de você ter lançado sua campanha;
- Gerando tráfego – Para obter um retorno do seu investimento, você precisa gerar tráfego para suas páginas de Marketing. Existem várias maneiras de fazer isso on-line. Alguns dos mais populares incluem Google Adwords, Bing Ads e Facebook Ads. Outros métodos incluem programas de afiliados e publicidade direcionada ao website. Pesquise outros sites que tenham o público-alvo desejado e negocie taxas de anúncios favoráveis para sua campanha de Marketing On-line;
- Páginas de Marketing – Não conduza potenciais compradores a um site genérico. Se você fizer isso, os potenciais compradores não saberão o que fazer a seguir. Quanto mais fácil você fizer para que os clientes potenciais aproveite sua oferta, melhor. Sempre que criar uma campanha de Marketing On-line, forneça uma página específica para os principais compradores ao seu produto ou serviço ou um outdoor que mostre a oferta. Tire o palpite de fazer uma compra e mais consumidores comprarão;
- Testemunhos – Os depoimentos de clientes são a maneira mais poderosa de vender seu produto ou serviço. Quando os consumidores ouvem daqueles que compraram e usaram seu produto ou serviço, eles obtêm um certo nível de confiança e conforto naquilo que você tem a oferecer. Solicitar depoimentos após cada compra e usar aqueles que são os mais convincentes para potenciais compradores;
- Crie uma oferta convincente – Certifique-se de oferecer algo que ninguém mais está oferecendo atualmente. Se sua oferta for semelhante a seus concorrentes ou não for muito interessante, os consumidores não terão motivos para aprender mais. É claro que fornecer algo GRATUITAMENTE é uma ótima maneira de atrair clientes em potencial. Talvez seja uma avaliação gratuita de 3 dias ou uma avaliação gratuita de algum tipo. Seja criativo, tente algo novo e meça a resposta;
- Desenvolvendo confiança – Antes que alguém compre de você, seu site ou empresa precisa ser visto como confiável. Isso significa que os consumidores podem comprar de você e não se preocupar com a segurança das informações do cartão de crédito, informações pessoais ou qualquer outra coisa que esteja sendo trocada. Um bom método para desenvolver confiança é exibir ícones de segurança e confiabilidade, como BBB Online, Trust-e e VeriSign.;
- Forneça uma garantia – Nada deixa o consumidor mais à vontade com uma compra do que oferecer uma garantia. Talvez você possa oferecer uma garantia de 100% de satisfação ou uma garantia de devolução do dinheiro. Uma garantia é uma ótima maneira de diminuir o risco de fazer uma compra. Se seus concorrentes estão oferecendo uma garantia, você quer que o seu seja igual ou melhor.
Internet Marketing é um meio incrivelmente poderoso para segmentar seus clientes potenciais e entregar publicidade direcionada. Você pode avaliar facilmente o retorno do investimento e refinar sua campanha de Marketing ao longo do tempo para melhorar os resultados.
Se você é uma empresa local, você pode se beneficiar do Internet Marketing também. Procure diretórios locais para listar sua empresa ou serviço. Ou você pode complementar sua publicidade local com páginas de Marketing de produtos em seu site. Internet Marketing é mais do que apenas colocar anúncios on-line, ele está usando a web para comunicar o valor de seus produtos e serviços.
5 Fatores do Internet Marketing de Sucesso
Com tantas ferramentas de Marketing On-line e táticas à sua disposição nos dias de hoje – e tantos recursos informando o que você deve ou não fazer para melhorar a presença on-line do seu site – é difícil saber por onde começar. Em quais áreas você deve se concentrar para alcançar o sucesso do Internet Marketing?
A resposta é que nenhuma área única de Marketing On-line irá produzir o resultado desejado: um website que seja uma legítima máquina de Marketing.
Listamos abaixo 5 fatores do Internet Marketing que usados em conjunto, trarão ótimos resultados para o seu negócio.
1 – Blog – Uma das melhores maneiras de gerar tráfego para o seu negócio é através do Marketing de Conteúdo. E com um blog é possível reunir todo tipo de conteúdo (imagens, ebooks, Podcasts, webinars, vídeos e muito mais) e fornecer informações valiosas para seus clientes sobre seu(s) produto(s) e serviço(s);
2 – SEO – Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca) – Um fator-chave em SEO bem-sucedido e otimização de Marketing On-line é a lista de palavras-chave segmentadas. Pesquise o tipo de palavras-chave que seus clientes estão usando para procurar você on-line. Algumas ferramentas disponíveis gratuitamente incluem a ferramenta de palavras-chave do Google e a ferramenta de sugestão de palavras-chave Übersuggest.
Existem dois aspectos principais para SEO: On-page-SEO e Off-page-SEO. On-page-SEO refere-se aos elementos que você controla em seu blog e Off-page-SEO representam links de outros websites com links para seu conteúdo.
Certifique-se de que suas palavras-chave estejam no conteúdo do seu blog, no meta-conteúdo, na tag H1 Heading, no URL e no texto do link interno.
Crie conteúdo relevante, interessante ou engraçado com títulos exclusivos. Dê aos seus leitores uma razão para querer clicar nos seus artigos.
3 – Pesquisa Paga – A capacidade de alcançar seus clientes principais por meio de publicidade paga na pesquisa é uma maneira eficaz de oferecer ofertas relevantes de seus produtos e serviços a uma base segmentada de clientes.
Mesmo que você tenha classificações orgânicas altas, é importante implementar uma pesquisa paga para ampliar seu alcance. Vá além dos clientes que você recebe das centenas de palavras-chave que impulsionam seus resultados de pesquisa orgânica e, em vez disso, segmenta milhares de palavras chave com o PPC (Pay-Per-Click).
Publicidade como FaceAds, LinkedInAds e Google Adwords oferecem aos profissionais de Marketing a capacidade de obter granularidade nos perfis de público-alvo, incluindo segmentação por localização geográfica, idade, designação, nomes de empresas, setor e muito mais.
4 – Mídia Social – Não basta ter uma página no Facebook ou uma conta no Twitter. A essência da mídia social é – SER SOCIAL 🙂 – Ter uma conta no Facebook, LinkedIn ou Twitter sem quaisquer atualizações ou conversas é semelhante a convidar os convidados para a sua casa e depois ignorá-los o tempo todo.
A ideia não é apenas se envolver com seu público, mas também permitir conversas entre seus fãs e possíveis clientes.
5 – ROI – Medir e Otimizar o Retorno do Investimento – A medição do seu mix de Marketing é a chave para fornecer a você um roteiro focado sobre o que otimizar nos outros quatro fatores do Internet Marketing. Antes de embarcar em sua campanha de Marketing, certifique-se de ter objetivos claros, defina o público dos relatórios, o formato e a frequência. Isso tornaria a medição dos resultados mais eficaz.
Aqui está uma lista de ferramentas que lhe fornecerão as informações e análises para guiá-lo através da medição do trabalho que você está fazendo para alcançar seus objetivos de negócios:
Deixe um comentário