Hoje em dia é muito comum uma loja física mudar para uma loja online, é verdade também que muitos proprietários de lojas físicas fecharam suas portas para atuar somente no meio online e isso tem um motivo que é: Adaptação. Isso mesmo, diante de crises e com um mercado cada vez mais concorrido diversas empresas buscaram na Internet a solução para seus problemas, foi aí que o termo E-commerce foi criado.
O Que Significa o E-Commerce?
Muitas pessoas acreditam que E-commerce é o termo utilizado para quem possui um site de loja virtual, mas isso não é verdade, veja a seguir a definição do termo:
- E-commerce ou Comercio Eletrônico: “Toda transação comercial realizada eletronicamente”
Como pode ser visto acima o termo e-commerce abrange toda atividade comercial realizada eletronicamente, ou seja, quando você vende um produto em um grupo de Facebook, você está praticando o e-commerce.
Ao decorrer desse artigo você irá contar com dicas importantes para montar um e-commerce, vamos lá!
Comprometa-se Com Seu Objetivo
Antes de mais nada é preciso mencionar o comprometimento, sem dúvida alguma essa é a principal dica desse artigo. Muitas pessoas acham que gerir um e-commerce é algo simples e que não é preciso trabalhar, isso não é verdade, trabalhar com e-commerce requer dedicação, cabeça fria e comprometimento, do contrário não dará certo.
- Criando um plano de ataque
É lógico que para se comprometer com o objetivo é preciso ter um não é mesmo? E para isso deve-se montar um plano de ataque, nesse plano você irá listar quais são os seus objetivos com sua loja virtual e como você irá alcança-los.
Seja Criativo
Tanto o mercado convencional quanto o mercado online está abarrotado de lojas. Como lidar com toda essa concorrência? Um plano de marketing? Claro, muito bom, mas também é necessário ser criativo com o modo que o produto será oferecido ao cliente.
Lembre-se: Vender na Internet não é diferente de ser um ambulante, você precisa convencer o cliente que o produto ofertado será útil para ele.
Escolha Um Bom Nicho de Mercado
Ter um nicho de mercado é a melhor maneira de vender, por exemplo, imagine-se em um tiroteio onde você não tem um alvo definido em mente, provavelmente irá errar o tiro correto? Mas se você tiver alvos em mentes irá acertar pois irá mirar direto nesses alvos, não é mesmo? Acredite, o mercado online não é diferente disso, é preciso ter um público alvo em mente para concentrar todos seus esforços e estratégias de marketing de modo a atingi-los o mais eficientemente possível.
Mude, se For Necessário
As tendências são feitas de momento, hoje algo está na moda, amanhã não está mais, hoje um nicho de mercado está em alta, amanhã não. Para sobreviver a esses altos e baixos é preciso mudar.
Se o produto que você está ofertando não está saindo, escolha outros produtos para vender, se o seu nicho não está atendendo, é hora de mudar então. Lembre-se, trabalhar na Internet é para ganhar, quando você começar a perder é hora de rever alguma coisa.
Divulgue-se Sempre
Lembre-se que criar uma identidade na Internet é tão importante quanto criar uma estratégia de marketing digital.
Muitas pessoas não sabem, mas o proprietário do e-commerce também deve estar em foco, por essa razão mantenha-se conectado com o seu público, seja através de blogs, fanpages ou vídeos no youtube. Se você for conhecido no mundo online será ainda mais fácil vender seus produtos.
Tenha Um Local Físico Para Sua Empresa
O local pode ser até sua garagem, uma sala ou um quarto, o fato é que é necessário um canto onde você possa chegar e dizer: “Estou trabalhando”.
Veja a seguir por que ter um espaço é importante:
- Estoque;
- Expedição;
- Pedidos;
- Devoluções.
Isso é só um pouco do dia a dia de um e-commerce, então se você não dispõe de espaço sugiro que separe um canto na sua casa para trabalhar.
Tenha Estratégias de Marketing Digital
Você já deve ter ouvido o termo: “Quem não é visto não é lembrado”, pois bem, isso se encaixa perfeitamente aqui.
Para ter um e-commerce de sucesso é preciso realizar uma boa estratégia de marketing digital, para isso pode-se utilizar os seguintes recursos:
- Google;
- Facebook;
- Instagram;
- YouTube.
Todas ferramentas de comunicação acima são ótimas, tanto para divulgar em seu perfil ou canal quanto para pagar uma campanha de marketing.
Como foi possível observar ao longo do artigo, para ter um e-commerce é preciso tomar diversos cuidados, mas nada é impossível e com dedicação você irá chegar lá.
Se você gostou do artigo e quer acompanhar mais conteúdos sobre empreendedorismo e marketing digital sugiro que assine nossa newsletter, pois, em breve voltaremos com novos conteúdos de qualidade.
Deixe um comentário