A revolução que a Internet trouxe ao mundo nas últimas décadas vai muito além da mudança nos hábitos de compra e venda. Seja como for, a relação das pessoas com as marcas passou por tantas transformações que os empresários já não podem ignorar a importância da esfera digital nos dias atuais.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros já representam mais de 120 milhões de internautas. Embora esse número ainda tenha muito que melhorar (afinal, somos um país de terceiro mundo), é inegável que qualquer local onde haja tanta gente merece a atenção do comércio e dos negócios em geral.
É exatamente isso o que tem ocorrido: cada vez mais as empresas entendem a importância desse assunto. O que vai muito além de simplesmente querer “marcar presença” ou “não ficar de fora” de algumas estratégias digitais.
A Internet tem toda uma cultura própria, que conta com suas linguagens específicas e regras típicas. Por isso mesmo, cada formato de negócio precisa do seu tipo de solução, de tal maneira que não é possível generalizar e colocar todo mundo no mesmo cesto.
Ou seja, a Internet é praticamente um universo. E se você quer dominar um pouquinho mais as novas formas de se relacionar e comunicar, com foco especial em como fazer seu negócio online prosperar, siga adiante na leitura deste post!
É Possível Iniciar Algo Sem Grandes Infraestruturas?
Como vimos acima, a Internet é, por assim dizer, o local onde todo mundo está. No entanto, por incrível que pareça, essa pode não ser a principal vantagem dela. Desde o começo, um dos seus principais benefícios era o dos baixos custos para iniciar algo.
Os empresários conhecem os trâmites necessários para abrir um estabelecimento, os quais vão desde demandas contábeis e jurídicas até os valores necessários.
Lembrando que tais valores incluem não apenas o capital inicial (todo custo de infra estrutura e instalação), como também o capital de giro, que é o valor somado das contas totais dos primeiros meses, já que o negócio precisará se estabilizar até trazer resultados sólidos.
No universo dos e-commerces é possível administrar essas questões de modo muito mais inovador e prático. Claro que demandas jurídicas, contábeis e afins permanecem, porém a criatividade abre espaço para muitas possibilidades, como parcerias e afins.
Além dos baixos custos, existem formatos ainda mais revolucionários. É o caso do dropshipping, por exemplo, que vem se popularizando cada vez mais. Trata-se de uma modalidade tão mais em conta que, literalmente, você pode começar a vender sem nem sequer ter os produtos para isso.
É possível criar um e-commerce especializado em canecas para brindes personalizados, por exemplo, e conforme as vendas forem ocorrendo você vai passando os pedidos para a fabricante, e será a responsável pelo processo logístico e de despacho.
Cabe a você apenas a parte comercial, mais ou menos como se você fosse um vendedor da marca, só que em vez de bater de porta em porta, só foi preciso criar um site e fazer as vendas por meio da Internet.
Assim, além de um custo inicial consideravelmente menor, com a Internet é possível ter um custo operacional próximo a zero.
Como Fazer Compras e Contratar Serviços?
Com o aumento da correria diária, quantas vezes nós não pensamos dez vezes antes de decidir sair de casa para comprar algo, nem que seja aos finais de semana? Você se lembra que precisa pagar o estacionamento do carro, e que provavelmente acabará fazendo no mínimo uma das refeições do dia fora de casa, além do valor do combustível, e etc.
Comprar pela Internet vai no sentido contrário: é mais rápido, mais prático, pode ser mais barato e daí por diante. Por isso mesmo, ela já é a campeã de vendas dos produtos que têm mais apelo popular, tais como:
- Roupas;
- Calçados;
- Alimentação;
- Tecnologias;
- Relógios;
- Jóias, etc.
Ainda segundo o IBGE, já somos os maior país em venda digital da América Latina, e o décimo maior do mundo, especialmente nos artigos listados acima.
Com o tempo, os setores de serviços também têm se popularizado. Hoje é possível contratar uma diarista para sua casa, fechar uma festa de casamento, contratar um pintor, eletricista, encanador, pedreiro, quase tudo o que você estiver precisando pela Internet, sem sair de casa.
O próprio mercado corporativo desfruta de uma gama enorme de possibilidades ligadas a serviços: eles podem ir de manutenção corretiva e preventiva de máquinas, até coisas mais simples como limpeza de fachada e das áreas comuns do local.
O fato é que não são apenas os empresários que se beneficiam dessas vantagens de contratação/cotação a distância: os próprios clientes, independente dos seus perfis, vêm muitas razões para preferir comprar produtos e contratar serviços pela Internet.
Como Os Empresários Podem Fazer Anúncios e Divulgação na Internet?
Embora os tópicos anteriores sejam muito importantes, engana-se quem pensa que as vantagens da Internet se limitam à facilidade de abertura que ela garante aos vendedores, ou à facilidade de acesso que ela permite aos compradores.
Um dos aspectos mais incríveis da Internet que os empresários precisam conhecer é sobre como ela permite várias estratégias de marketing, publicidade e divulgação que até alguns anos atrás eram exclusivas das grandes empresas.
Se antigamente você quisesse trabalhar com locação de espaço comercial, por exemplo, certamente não restaria muitas opções de divulgação que fossem além de panfletagem e algumas revistas/classificados especializados no seu nicho.
Fazer grandes comerciais de televisão ou mesmo de rádio eram coisa rara, e quase nenhuma empresa chegava a ter acesso a tais recursos. Hoje, porém, não é segredo para ninguém que a maior vitrine do mundo é o Google, o Bing, e muitos outros sites de busca.
O que nem todo mundo sabe é que ter destaque nessas plataformas pode ser muito mais simples do que se imagina. E muito mais democrático se formos comparar com as já cidades mídias tradicionais.
Se o seu foco é locação de call center, por exemplo, é possível recorrer a duas estratégias, uma de curto prazo e outra de médio e longo prazo. Com a primeira você pode ir se capitalizando, com a segunda já vai construindo um nome e fortalecendo sua marca.
A estratégia de curto prazo são os famosos links patrocinados ou PPC (Pague-Por-Clique), que permitem aparecer logo no topo das páginas de busca, assim que o cliente realiza pesquisa com base no seu tipo de negócio.
Você pode aparecer para potenciais clientes quando a palavra-chave “estação de trabalho call center”, for pesquisada nos buscadores. Há também outras conexões que a Internet permite, que tornam possível você aparecer quando o cliente buscar algum endereço de um lugar que ele deseja visitar, ou caso busque alguma dica para qualquer atividade que esteja fazendo.
A outra estratégia é a do SEO (Search Engine Optimization), que consiste na otimização das páginas para que elas apareçam por mérito, logo após os links patrocinados. Neste caso, você não paga nada, e ainda assim aparece na primeira página.
Comunicação e Acessibilidade Nos Dias Atuais
Embora a Internet possa ter causado certos receios no início da sua popularização no Brasil, hoje é ponto pacífico que, em termos de segurança, ela é um local como qualquer outro: basta saber tomar os devidos cuidados.
O que fez as pessoas ganharem essa confiança foi, sem dúvida, a já mencionada praticidade que ela é capaz de gerar. Porém um aspecto que vai ainda além é o da otimização de tempo, uma necessidade atual que acomete empresas e pessoas físicas.
Imagine a facilidade de contratar um motorista executivo bilíngue nos dias atuais. De fato, existem plataformas que se especializam não apenas em serviços, como em cada nicho possível dentro da categoria serviços.
Então, com apenas alguns cliques, é possível encontrar o motorista mais perto de você, que atenda a sua necessidade, que neste caso será dominar outras línguas. E mais ainda: é possível puxar o histórico dele em poucos segundos, levantando a qualificação que as pessoas fazem sobre o serviço.
Ademais, não é só o profissional liberal que se beneficia: uma construtora de área de engenharia civil, por exemplo, certamente não quer ou não pode perder muito tempo com exames admissionais para construção civil, embora essa seja uma demanda imprescindível e um direito dos funcionários.
Como era de se esperar: hoje existem portais que facilitam esse tipo de consultoria, permitindo agendamentos feitos digitalmente, check-ups de última hora, treinamentos de emergência e etc. Tudo facilitado pelas soluções que a Internet permite em termos de comunicação e acessibilidade.
Outra vantagem é a das cotações e comparações entre empresas. Se uma empresa precisa de soluções rápidas como coffee break para 100 pessoas, e não teve tempo de pesquisar durante a semana, é possível encontrar os melhores prestadores de serviço, filtrar entre os que cobram o melhor valor para você, além disso é possível encontrar os que estão mais próximos do local da reunião, os que receberam as melhores indicações, e daí por diante.
Em todos esses casos, o que vemos é que a maneira como as pessoas estão se comunicando, comprando produtos e contratando serviços mudou radicalmente desde o advento da Internet, de modo que já nenhum empreendedor pode ignorar isso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário