O crescimento notável da Internet tem um impacto em diversas áreas da sociedade, inclusive no aparecimento do empreendedor digital, que ganha cada vez mais espaço no mercado.
Nesse cenário, os modos de consumo sofrem mudanças constantes, com um direcionamento online evidente e isso só reforça a necessidade de adaptação das empresas.
Portanto, os pontos que envolvem a relação do empreendedor digital está lidado predominantemente com os seguintes fatores:
- Alcance mais eficaz dos clientes em potencial;
- Relação com os consumidores;
- Sobrevivência de mercado;
- Destaque no setor de atuação;
- Novos meios produtivos.
Em outras palavras, os recursos digitais se tornam cada vez mais aliados dos empreendedores, desde os passos iniciais de estruturação das empresas até a implantação de estratégias online.
Diferenças Entre o Empreendedor Digital e o Tradicional
Para entender de uma forma mais clara esse tema, é interessante observar as principais distinções entre o empreendedor digital e o tradicional, uma vez que esse tipo de análise também é capaz de ressaltar os benefícios da transformação digital.
A Visão e o Perfil
Quando se fala no empreendedorismo antes da transformação que ocorreu com a internet, é comum que profissionais com perfis diferenciados sejam abordados.
Isso se deve ao fato de que hoje em dia os jovens estão mais presentes nesse cenário, com destaque para a geração Z, que são as pessoas que nasceram entre as décadas de 1980 e 1990.
Desse modo, uma das principais distinções ao se tratar desse assunto é a comodidade favorecida. Isso ocorre, inclusive, com modelos de empresas cada vez mais digitais e automatizados, conforme será abordado a seguir.
De qualquer maneira, para os empreendimentos tradicionais, há diversas possibilidades de adaptação para essa nova fase.
Por exemplo, um profissional que oferece montagem de quado elétrico residencial e tem interesse em uma adaptação sutil, pode apostar em meios digitais para a divulgação de seu serviço, inclusive um site e perfis em redes sociais.
Além desses aspectos, é válido abordar que as visões em certo ponto podem divergir, principalmente no que diz respeito a inserção das ferramentas.
Em outras palavras, o quanto é possível adotar tais meios, seus benefícios e compatibilidade com a empresa são algumas das questões que podem ser enfrentadas pelos empreendedores tradicionais.
Todavia, é preciso verificar quais são as exigências a serem atendidas em cada empreendimento, de forma a alcançar os consumidores de forma mais positiva e com sistemas mais simples.
Certamente, uma empresa a que realiza a locação de call center apresentará exigências distintas do setor de cosméticos no decorrer da adaptação.
Por esse ser um quadro natural em todo o mercado, é fundamental que exista atenção às particularidades de cada negócio.
Recursos Para Gestão
Sem dúvidas, os pontos apresentados estão associados com o número de recursos e a potência do impacto tecnológico em diferentes meios. Isso ocorre, principalmente, ao considerar a comunicação, educação e a politíca.
Nesse sentido, é possível imaginar uma marca que deseja regularizar e abrir uma loja de acessórios para piscina.
Devido aos avanços ao longo dos anos, diversos processos podem ser realizados de uma forma mais prática e até mesmo online.
Um grande exemplo é a popularização do comércio eletrônico, também chamado de e-commerce, que pode ser alinhado a uma loja física ou a forma de atuação principal do empreendedor.
Além desses aspectos, é válido citar que a gestão administrativa tornou-se mais prática, uma vez que softwares específicos para essa finalidade e que viabilizam a integração de diversas áreas da empresa podem ser empregados em segmentos variados do mercado.
Os Segredos Para Ser Um Empreendedor Digital de Sucesso
As medidas para obter resultados positivos no meio online podem variar de forma significativa.
No entanto, há alguns pontos gerais que deve ser atendido pelo empreendedor digital, tais como:
1 – Tenha Um Planejamento
O planejamento é um grande aliado do empreendedorismo e não seria diferente ao se tratar do meio digital.
Dessa maneira, seja para entrar no mercado ou iniciar um novo projeto, esse fator é indispensável.
Há análises essenciais nesse cenário, como conhecer o mercado, estabelecer um plano financeiro e de marketing, além de garantir a estrutura necessária.
Afinal, o fato de ser uma atuação online não exclui diversos investimentos, que variam conforme cada setor.
Ainda mais, nesses processos e nas próximas fases a serem atendidas, um time de profissionais qualificados faz toda a diferença.
2 – Invista Em Conteúdos De Qualidade
Nesse meio, os investimentos em conteúdo de qualidade possuem cada vez mais destaque principalmente ao considerar o potencial para atração, envolvimento e conversão dos clientes em potencial.
Por essa razão, é um dos principais destaques do marketing digital, assim como outros fatores apresentados ao longo do texto.
Possivelmente, um consumidor em potencial que acompanha o conteúdo de uma empresa que realiza manutenção elétrica predial recorrerá aos seus serviços caso necessite.
Isso é algo motivado pela autoridade alcançada, uma vez que as informações são realmente úteis para a audiência.
3 – Conheça O Público-Alvo e A Persona
É fundamental que a empresa compreenda seu público-alvo e sua persona, sendo esse segundo termo um perfil semi fictício do cliente ideal.
De qualquer maneira, ambos são cruciais para um direcionamento mais assertivo dos materiais produzidos e demais ações estratégicas.
Ainda mais, ao analisar o tópico anterior, é válido citar que ao investir em conteúdos de qualidade, uma empresa que oferece serviços de manutenção de calhas e telhados, pode ter dúvidas em relação aos canais mais adequados para utilizar.
É um ponto que reforça a necessidade de definir a persona e o público-alvo, uma vez que um dos dados levantados no primeiro caso é justamente a presença nas redes sociais, ambições, dores e o consumo de conteúdo.
Já em relação ao público-alvo, fatores demográficos e socioeconômicos comumente são abordados, como idade, renda e o nível educacional.
4 – Priorize a Experiência Do Usuário
A experiência do usuário tem um espaço significativo nesse contexto, em especial por causa das necessidades de personalização e praticidade que estão cada vez mais em evidência.
Em outras palavras, é preciso considerar a presença constante dos consumidores nas plataformas online, de modo a buscar a inserção de metodologias que tornem cada etapa mais agradável.
Esse é o caso de um eletricista que deseja priorizar a experiência do usuário. Isso porque ele contará com profissionais qualificados para otimizar desde a estética e disposição de informações até a usabilidade da plataforma.
5 – Faça Benchmarking
Para qualquer corporação, o conhecimento do mercado em que atua é decisivo. Isso envolve desde os concorrentes até as estratégias comerciais mais compatíveis, seja para uma empresa que produz porteiro remoto ou qualquer outro setor.
Assim, o benchmarking é uma das soluções que atendem esse cenário, pois trata-se de uma averiguação estratégica da concorrência.
A partir das análises realizadas, é possível aprimorar os serviços, produtos e até mesmo procedimentos da marca.
É indispensável dar ênfase ao fato de que a análise é realizada de uma forma estratégica, ou seja, não são todos os processos superiores.
Pelo contrário, é um recurso importante para se identificar práticas de sucesso, novas referências de empreendimentos, elaborar novos planos estratégicos e até mesmo obter dados sólidos para novos investimentos.
6 – Acompanhe Os Resultados
Importantes mecanismos do marketing digital foram apresentadas e é fundamental que os profissionais responsáveis tenham consciência que não basta aplicá-las para garantir uma boa performance no período estipulado.
Afinal, além de aplicá-las adequadamente, há a necessidade de acompanhar as métricas. Isso é necessário para mensurar os resultados e adaptar estratégias, quando necessário, verificando o que realmente funciona em seu segmento.
A propósito, por meio dessa medida as empresas também podem indicar as ações que mais se destacam.
Por exemplo, ao traçar os principais pontos para sua estratégia de conteúdo, o profissional de marketing de uma empresa que oferece serviço de enfermagem domiciliar pode notar resultados positivos no tráfego orgânico do blog.
7 – Busque Sempre Inovar
De certa forma, esse “segredo” está associado com o anterior, uma vez que o acompanhamento de resultados também é uma oportunidade de identificar possíveis inovações nas estratégias da empresa.
Ainda mais, é de grande importância considerar o volume de informações online é maior. Por isso, devido a alta competitividade, as chances de que a marca torne-se rapidamente obsoleta são grandes.
Desse modo, trabalhar o diferencial da empresa está lidado não apenas com a sobrevivência, como também com o destaque nesse mercado.
No tópico a seguir, confira alguns dos exemplos de tendências do mercado digital.
Quais São As Tendências Do Empreendedorismo Digital?
Os recursos aplicados em prol da coleta e interpretação de dados estão cada vez mais avançados, sendo esse um cenário que contribui principalmente para as estratégias preditivas de marketing.
Nesse ponto, a inteligência artificial (IA) e os meios automatizados recebem grande visibilidade.
Isso ocorre porque essas ferramentas proporcionam mais praticidade no dia a dia para os consumidores, como também metodologias mais assertivas para as empresas.
É válido ainda citar que por meio da inteligência artificial, que está associada a computação cognitiva, é possível tornar os processo mais humanizados.
O mais interessante nesse cenário é que com a aplicação inteligente de dados as expectativas dos consumidores podem ser cada vez mais superadas, o que é indispensável para que o empreendedor digital se destaque.
Diante desse cenário, pode-se concluir que há espaço no mercado para as empresas tradicionais.
No entanto, pode ser necessário realizar algumas adaptações para que as exigências do consumidor sejam atendidas da melhor forma.
Afinal, a busca por melhorias deve ser contínua em todos os setores, o que reforça a importância de acompanhar as tendências ao mesmo tempo em que o diferencial da empresa é trabalhado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário