Você sabia que muitos comerciantes de sucesso optaram por fechar suas lojas físicas e trabalhar somente em lojas virtuais? E a verdade é que, em muitos casos, essa não foi uma escolha natural, muitos comércios tiveram que se adaptar para poder sobreviver à crise que se instalou no Brasil.
A Internet possibilitou que lojas pequenas se tornassem grandes, que pequenos empreendedores se tornassem empreendedores de sucesso. Mas a pergunta que fica é:
- Como isso é feito?
- Como é feita a Gestão de Ecommerce?
- Como algumas lojas virtuais se sobressaem no mercado online enquanto outras ficam no esquecimento?
Ao longo desse artigo você contará com informações relevantes que com certeza o ajudarão a montar um ótimo Plano de Negócios para Ecommerce, não deixe de continuar lendo.
O Que é o Ecommerce?
Embora a grande maioria das pessoas já tenham ouvido em algum momento o termo: Ecommerce, a verdade é que poucas dessas pessoas sabem, de fato, o que é um Ecommerce. A seguir é possível observar, com palavras simples, o que o Ecommerce significa:
“A palavra Ecommerce deriva do inglês, e quer dizer: comércio eletrônico, ou seja, toda transação comercial realizada eletronicamente.”
Se prestarmos atenção na frase acima, podemos constatar que um Ecommerce não é algo exclusivo de plataformas de vendas, mas sim de qualquer comércio realizado por meio eletrônico, ou seja, se você vende produtos em grupos do Facebook, por exemplo, você já pratica o Ecommerce.
O Gerenciamento por trás do Ecommerce
O principal motivo que leva uma loja virtual não dar certo é o seguinte pensamento: “Eu vou criar um loja virtual e meu trabalho será somente vender, embalar e enviar.”
O pensamento acima é o grande inimigo de qualquer negócio, não pense que ter uma loja virtual é algo simples, muito pelo contrário, Gerenciar um Ecommerce requer dedicação e força de vontade e muito planejamento, veja a seguir os fatores principais que levarão uma loja virtual ao sucesso:
- Marketing Digital – Ter uma boa estratégia de Marketing Digital é primordial para tornar o seu negócio conhecido, e não pense que isso é algo que deve ser pensado somente no início do negócio, para que um Ecommerce dê certo é preciso realizar constantemente campanhas de Marketing, para isso você precisa ter definido o seguinte: Público alvo; Nicho de mercado; Persona e Funil de vendas. A partir do momento que você definir os três primeiros quesitos, poderá montar um bom funil de vendas e atrair cada vez mais clientes para sua loja virtual;
- Gerenciamento de clientes – Quando falamos sobre gerenciamento de clientes, nos referimos ao acompanhamento de cliente em todos os processos de compra. Para montar um bom modelo pense nas seguintes questões: O que o cliente comprou?; Ele foi bem atendido?; O produto e o tempo de envio foram satisfatório?; O que o cliente achou do serviço prestado? Todas as questões anteriores são importantes no gerenciamento de clientes, pois se você trabalhar pensando nessas questões, poderá melhorar todo o atendimento que seu cliente receberá, desde o primeiro contato até o recebimento do produto, o que aumenta as chances do cliente comprar novamente em sua plataforma e indicar para amigos;
- Ter uma boa logística – Não incluir a logística no seu Plano de Negócio para Ecommerce pode transformar sua vida em um verdadeiro pesadelo, imagine a seguinte situação: Muitas compras realizadas diariamente; Contatar fornecedores; Receber mercadoria; Enviar mercadoria; Troca de mercadoria. Por incrível que pareça é preciso lidar com esses problemas diariamente, então é preciso planejar a logística de forma que você possa atender todos esses problemas diários de forma prática e rápida.
O Que um Gerente de Ecommerce Precisa Ter?
Para que a loja virtual funcione de forma efetiva, é preciso que o gerente ou dono do Ecommerce tenha atenção em alguns fatores que são:
- Atenção a plataforma de vendas – Mantenha a plataforma de vendas limpa e leve, o layout do Ecommerce deve ser planejado visando facilitar o acesso do cliente aos produtos;
- Cuidado com o produto – O produto deve, sempre, estar em ótimas condições para o envio, a qualidade é algo muito importante e será levada em consideração pelo cliente;
- Excelência no atendimento – Existe um ditado que diz: O cliente sempre têm razão. Por essa razão preste o melhor atendimento possível ao cliente, se houver problemas com envios ou mercadorias, resolva da melhor maneira possível;
- Ferramentas para facilitar o gerenciamento do ecommerce – Existem milhares de ferramentas disponíveis para Gestores de Ecommerce, elas ajudam em diversos setores do negócio, por exemplo: Controle de estoque; Controle de vendas; Notas fiscais; Compras. Utilize todas as ferramentas que puderem lhe ajudar a gerir seu Ecommerce.
Como foi observado ao longo do artigo, Gerenciar um Ecommerce não é algo simples, e para que o negócio dê certo é preciso planejar todos os processos que envolvem o gerenciamento de uma loja virtual, se quiser acompanhar conteúdos como esse, não deixe de assinar nossa newsletter, em breve voltaremos com novos artigos sobre Ecommerce.
Deixe um comentário