Quem nunca quis trabalhar em casa ou ter uma renda extra? Praticamente todo o brasileiro assalariado já pensou nisso mas na hora de colocar o negócio em prática falta o que é mais importante, uma boa ideia.
Você sabia que camisas personalizadas estão sempre em alta? Sejam para eventos, uniformes, presentes, etc. Sempre haverá demanda para esse tipo de produto, se você se interessou e quer começar seu negócio na área de camisas personalizadas, não perca mais tempo e veja a seguir como fazer isso.
Definindo Os Detalhes Do Negócio
Antes de começar a personalizar sua camisas é preciso definir alguns detalhes importantes, são eles: Método de produção, Método de venda e Valor do produto.
Além dos itens acima é preciso ter em mente outros fatores como: estoque, marketing e identidade visual, mas isso pode ser definido posteriormente então primeiramente vamos focar nos itens principais começando pelo primeiro.
1 – Método de Produção
Escolher o método de produção irá influenciar diretamente a ser investido no negócio por essa razão não é algo opcional. Veja a seguir quais são os métodos usados para começar seu negócio de camisetas personalizadas:
1.1 – Sublimação
Sem dúvida a sublimação é o método mais utilizado hoje em dia no que se refere à personalização de produtos, isso acontece devido a versatilidade do equipamento e a facilidade de uso do mesmo. Veja a seguir como é feita a personalização de camisetas através da sublimação:
- Impressão – Primeiramente é preciso imprimir a arte a ser usada em uma folha especial com tinta própria para sublimação;
- Transferência – A transferência é feita através do calor, ou seja, a imagem é transferida para o tecido através de uma prensa térmica, lembrando que a camisa deve ser de tecido sintético.
Como podemos observar o método acima é fácil e rápido, mas vale ressaltar que a sublimação não é indicada quando se deseja obter um produto final de qualidade.
2 – Silk Screen
Sem dúvida alguma o método mais utilizado para personalizar camisetas. Apesar do Silk Screen ser um método antigo, ainda hoje é largamente utilizado devido ao baixo custo em produções de grande escala, além é claro da qualidade final que é muito boa quando comparado a sublimação.
Confira a seguir como é fácil produzir camisetas personalizadas através do método Silk Screen:
- Escolha da arte – Antes de mais nada é preciso escolher a arte que será utilizada na produção, vale salientar que o método Silk Screen utiliza telas para cada cor a ser utilizada, por essa razão fotos ou imagens que possuam muitas cores estão fora de questão;
- Produção das telas – Antes de mais nada é preciso verificar quantas cores a arte escolhida possui, pois será preciso produzir uma tela para cada cor, após a separação das cores já é possível criar cada tela referente a arte, lembre-se que quanto mais cores uma arte tiver, mais telas e mais confuso será o processo, por essa razão utilize o mínimo de cores possível;
- Produção das camisas – Com as telas e tintas em mãos já é possível produzir as camisetas personalizadas, para isso basta colocar a tela em cima do tecido e espalhar a tinta com um rodo e assim sucessivamente até que a camiseta esteja pronta.
O processo de personalização através do Silk Screen é recomendado para pedidos grandes, pois o curso por tela será o mesmo, o que torna inviável a produção em pequenas quantidades.
3 – Silk Digital
Algumas décadas atrás era praticamente impossível que uma pessoa comum, sem infraestrutura ou capital, pudesse iniciar um negócio em casa, mas o mundo evolui muito tecnologicamente e hoje isso é possível.
O Silk Digital é uma tecnologia inovadora que permite a personalização de camisetas através da impressão, como se fossemos imprimir uma folha de papel, basta inserir a camiseta e a impressora faz o resto.
Esse método é ótimo pois permite unir a qualidade do Silk Screen com a capacidade de imprimir fotos complexas.
Os métodos citados acima são os mais utilizados atualmente, o ideal é utilizar o que melhor se encaixar em sua realidade.
Conforme seu negócio for crescendo a aquisição de novas ferramentas e máquinas poderá ocorrer, mas não se preocupe com isso agora, invista em um único equipamento inicial, divulgue suas artes e seu trabalho.
Se você gostou do conteúdo e quer continuar nos acompanhando, convido você a assinar nossa newsletter, pois em breve voltaremos com mais novidades sobre o assunto.
Deixe um comentário