Sempre que vou criar algo em meu trabalho, aproveito para refletir sobre os conteúdos que estão surgindo e como eles se aplicam na minha vida. É uma prática que me ajuda a promover o meu desenvolvimento constante e não me deixar cair em mecanismos automáticos de criação.
Recentemente montei uma palestra para falar especificamente sobre “Liderança de Si Mesmo”. A ideia era criar um conteúdo que apoiasse um grupo de gerentes a entenderem a importância de começarem o desenvolvimento de liderança pelo lado de dentro, para então extrapolar as estratégias para os demais envolvidos, no caso, suas equipes.
Fiquei refletindo sobre isso e cheguei à conclusão que todo desenvolvimento de liderança deveria começar por essa reflexão, uma vez que ela proporciona uma base sólida para os mais diversos contextos.
Veja bem, liderar é criar resultados através das pessoas, ou seja, em determinado momento, você deixa de executar as tarefas e então alguém as executa em seu lugar, criando resultados que beneficiarão você também. Isso acontece quando lideramos outras pessoas, mas também faz sentido quando falamos de autoliderança, apesar de parecer um pouco contraditório à primeira vista.
Se pararmos para pensar, a primeira pessoa com quem precisamos criar resultados somos nós mesmos e quando temos consciência disso começamos a reconhecer e trabalhar com os diferentes papéis que podemos desempenhar.
Nestes casos, você continua sendo a pessoa que executa, mas agora o faz com mais propriedade e percepção, aumentando seu poder de escolha e consciência sobre aquilo que está sendo feito.
Isso significa que você consegue separar momentos para assumir o papel de executor e momentos para desempenhar o papel de líder, provocando quase que uma conversa interna a respeito de tudo que está sendo feito. Parece loucura, mas não é!
Estes diferentes papéis e visões já existem dentro de cada um de nós e muitas vezes nos levam a momentos de total inércia ou falta de ação. A contradição interna nos paralisa e causa a tão temida procrastinação. Isso porque há partes de você que querem fazer algumas coisas, enquanto outras resistem firmemente. Tudo isso acontecendo no seu subconsciente.
Como sair desse “loop”? A resposta está na autoliderança, ou seja, ativar seu líder interno para organizar todo esse processo e cocriar os resultados juntamente com os demais papéis.
Sem autoliderança não há ninguém prestando atenção ao que está sendo feito, de forma que as correções ou mudanças necessárias podem demorar muito para serem percebidas e realizadas. Já quando você se lidera, ação após ação você está ali, presente, com atenção aos detalhes e se ajudando a fazer cada vez melhor.
Dessa forma suas necessidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento ficam mais claras e é possível traçar planos mais efetivos para o seu crescimento. Planos estes que irão te aproximar de um objetivo maior, de médio ou longo prazo. É uma forma de manter a coerência entre o que você está fazendo no momento presente e as metas que pretende alcançar em sua vida.
De forma prática, você pode implementar a autoliderança em 5 passos simples:
1 – Defina os papéis que você precisa desempenhar, sendo que um deles é obrigatoriamente o de líder de si mesmo.
2 – Organize momentos para vivenciar conscientemente cada um dos papéis de forma que você possa desempenhá-los com o mínimo de interferência dos demais.
3 – Estabeleça um plano de ação contemplando a atuação de cada papel, visando o desenvolvimento geral que, neste caso, é o seu próprio.
4 – Crie um cronograma para realizar o acompanhamento de tudo que está sendo feito.
5 – Faça as mudanças necessárias conforme o plano for sendo executado.
Pode parecer mais complicado atuar desta forma, mas é isso que acontece quando você começa a olhar com mais cuidado para uma determinada situação. No primeiro momento você percebe mais coisas e isso dá a sensação de que o desafio aumentou, mas o real desafio está escondido na ilusão criada pela falta de atenção.
Pense que a liderança de si mesmo nada mais é do que continuar executando as coisas que você já faz, porém com mais consciência e percepção. Isso te leva a criar melhores resultados consistentemente da forma que você realmente quer!
Vamos juntos!
Deixe um comentário